Carregando. Por favor aguarde...

(12) 99630-4286SKYPE:@andrealeaodoescheratendimento@andrealeao.com.br

Escolha de uma Profissão: Como Fazer?

setembro 11, 2018 0

Dentre as muitas escolhas que temos que fazer no curso da vida, a de uma carreira profissional é, sem dúvida, uma que provoca incertezas e inseguranças.
Escolher uma profissão não é algo simplista, como dizem alguns. Também não precisa ser feita às pressas e sem o direito de poder mudar caso se perceba que é necessário – não somos encarcerados pelas escolhas, embora estas repercutam de forma expressiva em nossas vidas!

Quais são, então, os aspectos que devem ser levados em conta quando se está decidindo por uma formação profissional?

Primeiramente, conheça-te!!

Investigue seus interesses, habilidades, traços de personalidade, afinidades, necessidades, valores, enfim, saiba quem você é, o que te faz melhor (e pior) e pulsar alegremente.

A profissão quando não traz sentido à existência, propicia o sofrimento psíquico e o adoecer d’alma!

Ao questionar sobre o motivo da escolha por uma determinada profissão, é comum ouvir: “queria fazer o curso X, mas me dizem que vou ganhar pouco, então decidi por Y – quero ser bem-sucedido” (sic).

O que é ser bem-sucedido? Ainda que após poucas horas de sono, acordar disposto e alegre ao pensar na longa jornada de trabalho que terá? Sentir-se leve ao ir para o trabalho? Ter a certeza que faz aquilo que deveria fazer, em outras palavras, que é a pessoa certa na profissão certa? Não ter pressa de se aposentar, pois sente prazer e alegria por fazer o que faz? A lista continuaria…

Uma pessoa realizada na profissão facilmente pode ter sucesso financeiro em sua carreira. O contrário nem sempre se verifica!

Além do autoconhecimento, acrescento mais uma variável: converse com profissionais que atua na profissão que cogita fazer a formação. Pergunte sobre o que favoreceu a escolha pela profissão que exercem; como é a rotina cotidiana da profissão; faculdades que poderiam cursar, estágios que poderiam fazer etc. Conheça o universo que abarca a profissão desde a sua formação acadêmica (disciplinas do curso, tempo de duração etc.) ao mercado de trabalho.

Por último, embora a decisão seja tomada exclusivamente por você, não faça isso solitariamente – converse com a família, amigos, professores e, sempre que possível, recorra a ajuda de um psicólogo.

 

Andréa Leão, Psicóloga | CRP: 6/102829

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados | Andréa Leão Psicóloga