Carregando. Por favor aguarde...

(12) 99630-4286SKYPE:@andrealeaodoescheratendimento@andrealeao.com.br

Felicidade: Utopia ou Possibilidade?

setembro 11, 2018 0

Ser feliz, com certeza, não é alcançar um “estado pleno” de realização pessoal, profissional e familiar ou a “ausência de Problemas” na vida.

A sensação de felicidade está relacionada à forma que interpretamos os fatos da vida. Por isso, podemos ter o corpo “perfeito”, a pessoa ideal, uma carreira de sucesso etc., e não nos sentirmos felizes.

O conceito (teórico) de felicidade é, também, ditado pelas normas culturais e sociais. A exemplo disso, não é incomum assistir propagandas televisivas que associam  imagens de pessoas “felizes” a belas casas, roupas de grifes, carros de luxo, restaurantes famosos, corpo esculpido, lugares paradisíacos etc. Contudo, embora todas essas variáveis possam trazer alegria a uma pessoa, elas não garantem a sensação de felicidade.

Enfim, teorizar a felicidade não implica no acesso a mesma, visto que a maneira que a pessoa experienciará tal conceito é o que propiciará ou não a presença desta na vida.

Pessoas que vivem com recursos financeiros e sociais escassos podem se sentirem mais felizes do que uma que aparentemente tem esses recursos em excesso. O contrário também pode ser evidenciado.

Então a sensação de felicidade não está associada ao que o dinheiro compra? Ao que o prestígio, status e poder propiciam? Não, não está!!

A sensação de felicidade depende do nosso repertório para ler e lidar com os fatos da vida, independentemente se eles são considerados pelo outro como bons ou ruins.

Respondendo a pergunta do artigo, a felicidade não é utopia, mas uma possibilidade real que depende de nosso mundo interno, experiências, enfim, dos nossos modelos mentais, os quais podem ser modificados.

 

Andréa Leão, Psicóloga | CRP: 6/102829

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados | Andréa Leão Psicóloga